Como conseguir emprego como Auxiliar de Educação

• Sónia Almeida não tinha formação na área quando respondeu a uma oferta de emprego para trabalhar no ensino pré-escolar. Resultado: não foi a candidata escolhida para a vaga, mas esta rejeição levou-a a tomar decisões que iriam mudar muito a sua vida para melhor. Conheça agora esta incrível formanda.
  • Mais opiniões de formandos dos cursos de cuidados infantis e geriátricos.
Como conseguir emprego como Auxiliar de Educação

Como ser Auxiliar de Educação Infantil? O primeiro passo deverá ser investir num curso. Esta área, como acontece em muitas outras, procura profissionais com formação e preparados para os desafios ligados aos cuidados infantis. Sónia Almeida não desistiu do seu sonho e inscreveu-se no Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting na Master D Lisboa após ter percebido que, sem formação, poderia nunca conseguir alcançar o emprego que ambicionava.

Ser Auxiliar de Educação Infantil

Como se sentia antes de realizar a formação com a Master D? O que pretendia alcançar?

Sempre tive como objetivo trabalhar com crianças. Mesmo antes de ter a ideia de tirar o curso na Master D, tentei entrar numa escola e trabalhar diretamente no pré-escolar, mas infelizmente não consegui, visto que ter a formação é essencial para exercer a função. Essa resposta negativa levou-me a tomar uma decisão.

Não conseguiu trabalho na área da educação infantil sem formação. Como encarou essa rejeição?

Podemos pensar que todos os “nãos” que recebemos na vida são negativos, mas tudo depende de nós e de como assimilamos a rejeição. Nós como seres humanos temos tendência, desde o nascimento, a ver isso de forma negativa (quem é que gosta de ser rejeitado? Quem gosta de ter que ir a outro sítio para tentar ser aceite?).

É complicado e quem não tiver força, desiste ou fica desmotivado/a para dar continuidade ao seu objetivo. Para mim foi um não importante, pois levou-me a pesquisar cursos nesta área e Master D foi a que preencheu os requisitos todos.

Há sempre perguntas que fazemos a nós mesmos – Será um investimento certo? Terei saída profissional quando terminar? A nível financeiro há sempre um receio. É um gasto mensal acrescido.

E tudo isto aconteceu poucos dias antes de a pandemia se ter instalado no país e eu tinha começado a trabalhar há um mês. Portanto, há uma conjugação de fatores que poderiam levar-me a desistir, mas felizmente não fiz.

Gostou do curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting?

Nunca pensei que fosse uma formação tão completa. Há áreas que não são tão baseadas no senso comum (tal como as teorias) e que requerem mais estudo e mais concentração.

Quais foram os seus maiores desafios?

Quando se trabalha por turnos e tem uma filha que também quer a atenção de uma mãe, complica um pouco mais a situação, pois o cansaço começa a predominar nesta rotina.

Estudos, trabalho, casa, família, é deveras desgastante. Levanta dúvidas e colocamos muitas reticências e até pensei: “mas onde me fui meter!?”.

Felizmente tive muito apoio por parte do meu marido, como também por parte dos formadores e da minha tutora Daniela Marques e foi fundamental para continuar. Os próprios resultados no decorrer do curso também motivam.

Como se sente agora que concluiu a formação na área dos Cuidados Infantis?

Está feito! Objetivo concluído! Difícil, mas orgulhosa por conseguir terminar o curso e com distinção. Um ano tão atípico como este, em que um vírus veio baralhar toda a nossa vida, levou a que fosse buscar forças que desconhecia ter.

Não devemos desistir dos sonhos?

Muitas das coisas que se ouvem ou que se leem, que não há impossíveis ou que não devemos desistir dos sonhos, há uma grande percentagem que é verdade.

Como é óbvio há coisas impossíveis, como é óbvio nem todos têm meios para sequer lutarem pelos seus sonhos, mas este ano demonstrou-me que com esforço, dedicação, sacrifício, suor e lágrimas, consegue-se atingir algo que queremos muito.

--

Muitos parabéns, Sónia. Ficamos muito gratos pela confiança que depositou na Master D. Desejamos muito sucesso!