Como ser Auxiliar de Educação Infantil? A Alexandra conta-nos o seu percurso

"Para mim foi muito bom e sinto-me orgulhosa de mim!"

Após ter sido mãe a tempo inteiro dos seus dois filhos, a lutadora Alexandra achou que 9 anos eram suficientes sem investir em si. Decidiu-se e veio conhecer o Centro Formativo da Master D em Lisboa e percebeu que era isto que procurava. Destaca o acompanhamento e todo o apoio que teve no decorrer do Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting, por parte da Preparadora Sara e da e-Tutora Daniela. Orgulhosa de si é como agora se descreve.

Como se sentia antes de iniciar a sua formação na Master D?

Na minha vida foi sempre assim um vazio que sentia ali. Fui mãe aos 23 anos e decidi ser mãe a tempo inteiro assim que nasceu o meu primeiro filho.

Ao fim de quatro anos tive outro menino. Prolongou-se durante 9 anos com eles, mas agora também chegou o momento de eu poder avançar. Mas sentia que tinha de ter alguma formação para poder-me integrar no mundo do trabalho e então foi a Master D que me deu essa possibilidade e eu adorei.

A Master D eu conheci por via da internet. Estava a pesquisar trabalhos e veio ao conhecimento a Master D. Inscrevi-me e depois fui contactada pela dona Tina onde tive logo uma receção muito boa onde me apresentou o que eu precisava na minha formação: como é que ia funcionar todo o meu percurso, apresentou-me também a escola… Fiquei logo entusiasmada e pensei “Bem, está aqui o que eu procurava”.

Porque escolheu a formação em Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting na Master D?

Tomei outra responsabilidade de mim mesma e outra segurança porque uma coisa é estarmos com os nossos filhos, outra coisa é estarmos a trabalhar com os filhos das outras pessoas. Eu acho que isto foi uma base essencial para o meu futuro e para poder ficar no mundo do trabalho. Sentia mesmo necessidade que isto acontecesse. O meu futuro neste momento prevejo que seja bom, dentro das minhas expectativas, até porque na entrevista de emprego e de estágio eu senti isso mesmo.

E ainda bem que fiz esta formação porque foi nesses pontos que se qualificou a minha entrevista. Se não tivesse esta formação talvez não pudesse fazer e frequentar a profissão que quero.

O que destaca da formação em Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting na Master D? Quais as dificuldades que encontrou e como as conseguiu superar?

Todos os momentos foram essenciais e todos os momentos foram importantes para mim. Até mesmo o momento em que eu se calhar até entendi não tão bem o meu projeto final, que se calhar foi ali um bocadinho… Aquele empurrão que eu não estava à espera porque sempre fui uma pessoa muito motivadora e sempre fui muito à luta e quis sempre o melhor.

Como não foi esse o objetivo que eu atingi, se calhar nesse pequeno projeto, porque eu entendi as coisas de outra maneira e nesse sentido não tive tão bem como estava à espera. Foi nisso que eu me senti, assim, mais perdida e aí eu tive logo o apoio dos profissionais para me levantarem mais uma vez. A Sara (Preparadora) e a Daniela (e-Tutora) foram incansáveis comigo… Eu cheguei a vir à escola a chorar “Porquê que tinha sido assim” e ela disse-me “: Alexandra, não é só isso que conta, conta o seu protagonismo e o seu trabalho que fez durante a formação toda”.

Como se sente depois de terminar a formação?

Acabei com um valor ótimo, de excelência. Para mim foi muito bom e sinto-me orgulhosa de mim. Mas mais uma vez digo se não fosse… Eu estou de parabéns sim, mas tinha de ter esta vasta equipa atrás de mim, porque se não fossem vocês nada disto seria possível.

Agora pode ver ainda o vídeo que gravámos com a Alexandra no Centro Formativo da Master D Lisboa