Cursos para trabalhar em Energias Renováveis »
03/01/2022

Curso de Energia Solar: O testemunho de Nuno Encarnação

  • Nuno Encarnação é licenciado em Gestão Industrial, mas saiu da sua “zona de conforto” e inscreveu-se num curso que o permite estar preparado para o futuro. A energia solar é gerada a partir da luz e do calor do sol e é considerada, cada vez mais, uma fonte energética alternativa em prol sustentabilidade ambiental.
  • Mais opiniões de formandos dos cursos de Energias Renováveis.
Imagen Noticia

 

 

Nuno Encarnação é licenciado em Gestão Industrial, mas também nutre um grande interesse pelas tecnologias e energia solar e procurava um novo desafio. Por isso, numa pesquisa de internet encontrou opiniões positivas de outros formandos acerca da Master D Lisboa e inscreveu-se no Curso de Energia Solar na modalidade semipresencial.

Nuno confessa que uma das maiores dificuldades foi conciliar o emprego, a vida familiar e a formação, mas o apoio da equipa docente que o acompanhou foi fundamental para cumprir as metas que estipulou.

Leia a opinião completa acerca do seu percurso e ainda o conselho que deixa a quem está a fazer a sua formação ou que ainda não deu o passo que falta para melhorar o seu futuro profissional.   

 

Energia Solar: Curso Semipresencial

 

O que o levou a inscrever-se no curso de Energia Solar?

Fazer este curso foi um desafio e uma oportunidade na minha carreira profissional e realização pessoal.

Tomar a decisão de fazer esta formação não foi imediata. Em 2020 todos nós, e infelizmente derivado da pandemia Covid, fomos forçados a parar e o confinamento obrigou-nos a procurar alternativas de gerir o nosso tempo. Reinventarmo-nos.

Foi altura de procurar concluir projetos pendentes.

No meu caso, sempre tive o fascínio da energia elétrica e a mesma faz parte da minha vida profissional mas a energia solar e toda a tecnologia sempre em constante mutação foi algo que nunca consegui acompanhar e ter conhecimentos sólidos.

 

Como descobriu a Master D?

Decidi aumentar o meu conhecimento com pesquisas de internet, mas rapidamente concluí que existe muita informação e desinformação e que não iria ter um fio condutor de forma profissional.

Nestas pesquisas encontrei a Master D e no seguimento do testemunho positivo de antigos formandos decidi imediatamente avançar com a inscrição.

Toda a equipa foi bastante profissional e o apoio foi sempre permanente no meu percurso formativo.

 

Quais as dificuldades que encontrou e como as conseguiu superar?

Infelizmente as restrições de mobilidade por causa da pandemia aumentaram o desafio com um peso maior na componente à distância o que me obrigou a manter uma disciplina e rigor com o planeamento de estudo.

Conciliar o trabalho, família e formação foi difícil e nem sempre foi possível manter o ritmo. Felizmente com o apoio da família e em especial do e-Tutor e do Preparador Técnico consegui manter a focalização no estudo dentro da cronologia estimada.

Houve alturas e principalmente a meio do curso que pensei não ser possível, mas com a orientação da equipa Master D ajustei o estudo e todo o suporte quer das fichas de estudo, webinars e práticas foram fundamentais para atingir as metas propostas.

 

Sentiu-se apoiado e acompanhada durante o curso?

Estou grato por todo o apoio e conhecimento transmitido pelo Eng.º Bruno Campos e pelo Eng.º Luís Carreiras. Os meus conhecimentos são hoje mais completos e sólidos para poder abraçar novos desafios.

 

Que conselhos gostaria de dar a quem está a começar um curso?

Foi uma oportunidade única que aconselho vivamente. Sair da nossa zona de conforto é abrir os horizontes do conhecimento e abrir novas oportunidades para uma nova carreira profissional.

Quero agradecer a toda a equipa da Master D por esta oportunidade. Com empenho e dedicação tudo é possível. Desistir, NUNCA! Obrigado.

 

Nós é que agradecemos a sua confiança. Parabéns pela dedicação e toda a resiliência que demonstrou, Nuno. Desejamos muitos sucessos!

 

Onde trabalhar com o Curso de Energia Solar

 

O Curso de Energia Solar da Master D está disponível nos centros formativos Master D na modalidade semipresencial. Com este curso na área das energias renováveis, ficará preparado para trabalhar em empresas de soluções de energias renováveis e de consultoria energética como:

  • Instalador de Sistemas Solares Térmicos e Sistemas Solares Fotovoltaicos;
  • Orçamentista de Sistemas Solares (Fotovoltaicos e Térmicos);
  • Colaborador no dimensionamento e manutenção de Sistemas Solares Térmicos e de Sistemas Solares Fotovoltaicos;
  • Comercial de Sistemas Energéticos Solares.

Invista no seu futuro com todo o apoio da equipa da Master D, centros formativos de referência em Portugal, que podem ajudá-lo a potenciar a sua vida profissional de forma segura e confiante.