Curso de Tosquia e Grooming: Margarida Marrão quer abrir o seu próprio negócio

"Nós conseguimos sempre!"

Margarida Marrão licenciou-se em Arquitetura mas decidiu investir numa área que adora: os animais. Fez o Curso de Tosquia e Grooming e conseguiu excelentes classificações mesmo estando a trabalhar ao mesmo tempo e no meio de uma Pandemia.  Já fez três cursos mas não espera parar por aqui e é uma das formandas mais decididas e simpáticas da Master D Lisboa

Conheça agora a inspiradora Margarida Marrão!

Quem é a formanda Margarida Marrão?

O meu nome é Margarida, terminei agora o meu curso na Master D e estou aqui para explicar um bocadinho toda a minha jornada durante estes meses.

Este é o terceiro curso que eu tirei. Eu sou licenciada em Arquitetura e depois de terminar a minha licenciatura tirei um curso de assistente de bordo. Estive fora do país durante dois anos, vivi na Austrália e no Dubai e depois regressei a Portugal e neste  preciso momento decidi tirar o meu terceiro curso nesta vertente da Tosquia e do Grooming  porque quero abrir o meu próprio negócio, esse foi um dos pontos principais.

Porquê o Curso de Tosquia e  o Grooming?

Vem muito da ligação que eu tenho com os animais desde sempre. Eu já  fazia Tosquias e Grooming aos meus cães, durante este período de quarentena que nós não podíamos  vir aqui tantas vezes ao centro formativo fiquei em casa, fiz o meu curso muito a partir de casa  como todos os formandos e abri um mini spa de cães em casa para conseguir praticar por assim dizer,  como não estávamos a ter as aulas práticas eu quis ganhar um bocadinho o conhecimento de fazer as práticas enquanto estava a estudar os diferentes módulos do curso. Ou seja, atendi cães de amigos, de conhecidos, com as precauções todas possíveis e imaginárias, ainda ganhei uns “trocos” por assim dizer.

O que gostaria de dizer a quem pretende iniciar uma formação e porque escolheu a Master D?

Agora que terminei o que é que eu podia dizer às pessoas que querem tirar um curso… Porque é que eu escolhi a Master D? Acho que esse também é um ponto importante. Eu fiz uma pesquisa grande e um dos pontos principais que m fez escolher a Master D foi por ser uma escola,  uma empresa certificada. Ou seja, há “milhentas”, há "milhentos" cursos a serem oferecidos,  há muita oferta e acho que nós temos de fazer uma pesquisa correta e não escolher ou o que é mais  barato ou o que aparece em primeiro lugar. Não! As coisas têm de ser aqui estudadas e bem pensadas. As pessoas devem seguir aquilo que querem mesmo fazer.

Tem conselhos para dar a quem quer trabalhar em Tosquia e Grooming?

Eu sou muito nova, ou seja, eu não sou aqui a pessoa para dar os maiores conselhos desta vida.  Mas eu sou uma pessoa que gosta de experimentar e de estudar diferentes vertentes, ou seja, eu sou  arquiteta mas eu não sou só arquiteta, eu gosto de ter outros conhecimentos.

Ou seja, porque isto acaba por também dar “estaleca” às pessoas. Há aquele tipo de pessoas que se gosta de desenvolver numa só matéria e ser muito bom naquilo e depois há as pessoas que, como eu, que gostam de ter diferentes  conhecimentos. Quando se está a falar de um assunto ou qualquer coisa desse género, ok então  eu sei fazer isso porque eu já estudei.

Acho que isso também é importante nos dias de hoje que cada vez as pessoas são mais dinâmicas e mais pró-ativas, dar uma resposta de forma rápida: “Eu faço não preciso que façam por mim”, acho que também é muito importante.

Achou difícil estar a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo? Como a Margarida conseguiu?

Quando nós queremos muito uma coisa, acho que não adianta as pessoas  estarem a adiar porque quanto mais se adia pior. Se nós queremos muito mas achamos que – “Ah mas eu  trabalho e não consigo estar a estudar ao mesmo tempo ou porque eu tenho filhos e não consigo  ter um tempinho para mim…”

Nós conseguimos sempre. Eu trabalhei e estudei ao mesmo tempo, ainda  atendi cães em casa durante este percurso com isto tudo do COVID. Tive uma mudança de emprego,  tive de me esforçar e mostrar ainda mais porque estava numa empresa nova. Nada disso foi motivo  para eu não conseguir terminar o curso. Terminei o curso com uma média fantástica e isto é um exemplo: há sempre tempo para tudo, quando uma pessoa quer muito acho que é isso que tem de seguir. É preciso foco para finalizar,  independentemente de tudo o que está à volta, e que possa impedir. Ok… eu não  consigo no final do dia ter 1h30 para estudar mas tenho 30 minutos, acho que é muito por ai.

Recomenda a Master D a quem quer investir na sua formação?

Recomendo sim, sem sombra de dúvidas! Pelas pessoas, esse é o ponto número 1. Fui super bem atendida desde o primeiro dia. O primeiro dia que eu vim aqui foi para  esclarecer dúvidas porque tinha já selecionado a  Master D, mas queria esclarecer dúvidas e o Hélder  recebeu-me super bem. Acho que eu disse-lhe logo que sim na hora muito pelas palavras e  pelo acompanhamento no geral. Não tenho mesmo palavras por assim dizer, foi sempre muito bom.

Muitos parabéns, Margarida! Temos um orgulho imenso no seu percurso e na sua determinação.

Veja o vídeo que a Margarida Marrão gravou connosco