Cursos de Cuidados Infantis e Geriátricos

"Aproveitem e encham-se com esta sabedoria destas pessoas que aqui estão, com as vivências que eles nos transmitem."

Esta frase é da nossa ex-formanda na Master D Lisboa e atual parceira Fátima Cassapo. Frequentemente convidamo-la a vir ter connosco e a falar da sua experiência com as crianças com as quais trabalha. A Fátima é uma inspiração! Mas o Ricardo Moura, a Alexandra Monteiro e a Maria Lasalete são também ótimos exemplos de resiliência e dedicação. Para qualquer um deles, gostar do que se faz é fundamental para a sua felicidade, e fazem-no tão bem!

A Maria Lasalete e o Ricardo optaram pelo curso de Auxiliar de Geriatria no Centro Formativo do Porto. Para ambos, cuidar de idosos é o que os move e não basta ter jeito, é preciso realmente ter vocação. E eles têm de sobra! O curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting foi o que saltou à vista da Alexandra Moura e da Fátima Cassapo. E a escolha foi certeira.

Conheça melhor agora as suas opiniões acerca dos seus percursos formativos e inspire-se a também fazer o que o faz feliz!

Como estava a sua situação profissional antes de vir para a Master D?

Ricardo Moura, formando do Curso de Auxiliar de Geriatria:

Eu estava desempregado durante uns cinco meses, mais ou menos. Trabalhava como músico, não tinha nada a ver com a área da saúde. Veio uma família do Brasil, com um senhor que, infelizmente, tem alzheimer e acharam que eu tinha capacidade para fazer esse tipo de trabalho.

Alexandra Monteiro, formanda do Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting:

Na minha vida foi sempre assim um vazio que sentia ali… De momento fui mãe aos 23 anos e decidi ser mão a tempo inteiro assim que nasceu o meu primeiro filho.

Ao fim de quatro anos tive outro menino… prolongou-se durante 9 anos com eles, mas agora também chegou o momento de eu poder avançar.

Maria Lasalete, formanda do Curso de Auxiliar de Geriatria:

Antes de começar aqui o curso na Master D, eu realmente estava a trabalhar fora, na Holanda. Quando chego a Portugal queria procurar um trabalho que realmente eu gostasse.

Porque optou pela formação na área dos Cuidados Infantis e Geriátricos?

Fátima Cassapo, formanda do Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting:

Escolhi a formação de AEIB porque durante toda a minha vida eu sempre gostei muito de crianças e sempre tive vontade. De trabalhar com crianças.

Maria Lasalete, formanda do Curso de Auxiliar de Geriatria:

Porque para mim o Auxiliar de Geriatria não é só aquela pessoa que faz bem uma cama, que dá uma boa comida, que atende as necessidades básicas de um idoso. É aquela pessoa que sabe ouvir, sabe conversar, que sabe estar atento e, sobretudo, na idade do idoso. Porque são pessoas muito vulneráveis, sentem-se uma carga na família, sentem que está a chegar perto do momento de partir. Sentem solidão e acho que o Auxiliar de Geriatria, além de todas as competências, também tem um rol (papel) importante enquanto sentimento… saber como tratar um idoso. Acho que para mim foi ótimo entrar aqui na instituição e arrecadar toda a informação que me faltava.

Como imagina o seu futuro profissional?

Ricardo Moura, formando do Curso de Auxiliar de Geriatria:

Mas uma coisa essencial que é o amor e o carinho que eu tenho de ajudar e cuidar das pessoas. Eu acredito que … me vejo daqui a cinco anos, mais ou menos, não só trabalhando como cuidador, não só ajudando as pessoas, mas de repente também podendo dar formações. Não só teórica, mas acima de tudo a prática. Eu acho que tem muitos que tem o conhecimento, tem diplomas e tudo, mas acho que falta um pouquinho. O amor, o carinho e o respeito pelo próximo no caso.

Que mensagem gostaria de deixar a quem está agora a começar a sua formação?

A mensagem que eu quero deixar é que aproveitem, quem venha tirar este curso que aproveite e assista a todos os Workshops, Webinares, não percam, aproveitem e encham-se com esta sabedoria destas pessoas que aqui estão, com as vivências que eles nos transmitem.

Maria Lasalete, formanda do Curso de Auxiliar de Geriatria:

Realmente, agradeço à Master D por me ter proporcionado. Para mim foi importante e sinto-me em casa.

O amor e a paixão pela profissão é notório em cada um deles: Fátima, Lasalete, Alexandra e Ricardo. Não temnos qualquer dúvida dos bons profissionais que formamos! Desejamos todo o que há de melhor para o vosso futuro profissional e pessoal e estamos desta lado à espera de notícias das vossas conquistas! Que orgulho temos!

Cursos de Cuidados Infantis e Geriátricos: Agora veja o vídeo que gravámos com os nossos formandos