Como trabalhar na área dos cuidados infantis e geriátricos »
Imagen Noticia

"De momento já estou a exercer e estou a adorar!" 

 

 

Estas quatro mulheres têm em comum a perseverança, resiliência e muita vontade de melhorar o futuro profissional. Mesmo em alturas de confinamento nunca se deram por vencidas e nunca desistiram. Fizeram do Campus Virtual Master D e da equipa docente os seus maiores aliados e conseguiram concluir os cursos de forma exemplar.

Conheça as opiniões positivas da Waldete Pereira, Sandra Pires, Carla Costa e Liliya Masliy e como superaram de forma incrível quaisquer obstáculos.

 

Waldete Pereira - Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting - Master D Lisboa

 

formanda do curso Auxiliar de Educação Infantil Babysitting

 

Waldete Pereira tem 43 anos e é licenciada em Letras e Pós-graduada em Supervisão Escolar. Durante o confinamento, sentia que algo precisava de mudar na sua vida profissional porque não estava feliz e realizada. E assim foi! Procurou o Centro Formativo da Master D em Lisboa para se dedicar a uma formação na área que a apaixona: os cuidados infantis. Inscreveu-se no curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting  e dedicou-se ao máximo. Espreite as dicas da Waldete para não perder o foco.

 

Porque optou pelo Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting  na Master D?

 

Em Abril de 2020, em meio a uma pandemia mundial sentia-me deslocada profissionalmente e percebi que era a hora de mudar. Procurei a Master D interessada na especialização em Educação Infantil e Babysitting, que também sempre foi uma paixão.

A forma como lidamos com os mais pequenos encanta-me por completo. Ao ver a estrutura do estabelecimento e os conteúdos programáticos que seriam ministrados decidi iniciar. Sabia que seria uma experiência cheia de desafios, pois até então nunca tinha feito um curso a distância.

 

 Quais foram os maiores desafios e como os superou?

 

De início sentimos medo, receio e ansiedade em não conseguir concluir os módulos, pois os conteúdos são muito extensos e os exames parciais ao fim de cada módulo nos colocam a prova os nossos conhecimentos. Mas já estava decidida, sabia que a minha dedicação e disciplina seriam fatores determinantes para o meu sucesso, além da persistência e perseverança em querer conseguir.

Procurava sempre estudar pela manhã, que para mim era a melhor hora para reter os conhecimentos; fiz vários testes de preparação que ajudam e muito a consolidar os conteúdos.

Fazia pausas de 10 minutos, alongamentos, exercícios de respiração e sentia-me relaxada para voltar a concentrar e manter o foco nos meus objetivos. Agradeço de coração à minha Tutora Daniela Fonte: seus Webinares são espetaculares, sempre que precisei estava disposta a ajudar. Obrigada!

Um agradecimento também especial a minha Preparadora Elisabete Miranda, que não mediu esforços para que eu chegasse até aqui. Obrigada! A vocês a minha eterna gratidão.

 

Agora que terminou o curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting, como se sente?

 

Ao finalizar a formação em Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting, depois de todos os conhecimentos adquiridos sinto-me totalmente preparada para ingressar no mercado de trabalho. Obrigada Master D Portugal.

 

Sandra Pires -  Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting - Master D Lisboa

 

Sandra Pires já está a trabalhar como Auxiliar de Educação Infantil desde setembro e está mais feliz do que nunca. No entanto, nem tudo começou de forma fácil. O desemprego foi o motivo que despoletou a procura por uma área que efetivamente gostasse e fez a escolha certa: investiu em si e deixa hoje um conselho a quem está a começar a sua formação.  

 

Porque decidiu investir numa formação? 

 

Numa situação de desemprego resolvi investir numa coisa que de facto gostasse. Optei por o curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting. Uma equipa exemplar que me deu confiança desde o primeiro minuto. Sempre dispostos a ajudar, é importante manter o foco e a calma, participar nas atividades porque nos ajudam posteriormente na atividade profissional.

De momento já estou a exercer e estou a adorar! Aproveitem bem que quem está convosco está sempre disposto a ajudar!

Com os melhores cumprimentos,

Sandra Pires

 

Carla Costa - Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria - Master D Lisboa 

 

Carla Costa mudou radicalmente de vida e optou pelo Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria

 

O que a levou optar por um curso na área da saúde?

 

Sempre tive um interesse especial na área da saúde, no entanto, segui outros caminhos pelos quais acabei por ir ficando... Não me sentia totalmente realizada, apesar de estar a realizar cursos na minha outra área de eleição - recursos humanos.

Num determinado momento de grande desmotivação e tristeza por questões profissionais, voltou o desejo de saber, de ajudar, de realizar algo que há muito tinha deixado para trás... Aí pensei, ou é agora ou nunca.

E decidi procurar algo sobre saúde, que me pudesse motivar, voltar a dar ânimo... Foi quando surgiu precisamente a oportunidade de realizar o curso de Técnica auxiliar de saúde com especialização em geriatria. Sabendo de ante mão que poderia realizar algo que tanto desejava, em auto gestão, foi o melhor que me poderia ter acontecido.

 

Com que obstáculos se deparou e como os superou?

 

Foram meses muito cansativos e desgastantes, pelas questões profissionais que mexiam tanto comigo e pela falta de disponibilidade que julgava necessária e desejava. Mas nunca me passou pela ideia desistir. Costuma-se dizer que quem corre por gosto não cansa e é mesmo verdade. O facto de estar a aprender tanto daquilo que sempre ansiei, foi o suficiente para nunca desistir, ainda que entretanto, felizmente, a situação profissional que me levara a procurar esta oportunidade, tivesse ficado resolvida e muito bem resolvida.

Mesmo quando assumi uma função nova, relacionada com a minha formação base, que tanto gosto também, nunca coloquei sequer a hipótese de desistir deste meu sonho.

 

Como se sente depois de terminar o curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria?

 

Fiquei de coração cheio ao concluir este curso, sabendo que não agora, mas certamente no futuro, fará parte da minha vida... Agradeço muito à Master D, à preparadora, aos tutores e a todo o pessoal com que me cruzei, por todo o apoio dado. Agradeço à minha família por toda a ajuda logística, compreensão e aceitação, que me permitiram realizar este desejo de criança.

 

Quer deixar algum conselho a quem está agora a fazer o seu curso?

 

Nunca desistam! Tudo se consegue. É o esforço e a dedicação que nos levam onde mais desejamos. Boa sorte para todos aqueles que, tal como eu, vão em busca dos seus sonhos e objetivos... Foi muito importante para mim esta concretização e acredito que o será também para muitos daqueles que desenvolvem as suas competências na Master D.

Beijinhos e continuação de bom trabalho! Muito obrigada por tudo!

 

Liliya Masliy - Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria - Master D Porto

 

Liliya Masliy é ucraniana e veio para Portugal com vontade de melhorar o seu futuro profissional. Terminou o ensino secundário e fez ainda uma especialização em técnica de alimentação (de carnes e lacticínios). No entanto, havia uma outra área que a fascinava: a área da saúde. O Centro Formativo da Master D no Porto foi o seu eleito para dar este passo em busca de novas oportunidades de futuro.

 

Como se sente agora que terminou o curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria?

 

Na minha perspetiva, a Master D ajudou-me a tornar-me mais sábia abrindo-me um novo mundo de habilitações e conhecimentos. Como e óbvio, nada na vida se obtém com facilidade e por esse motivo durante a formação sentia-me cansada porém com muita curiosidade e interesse pois sabia que me iria tornar melhor, no plano dos conhecimentos.

 

Como se sentiu após terminar o estágio?

 

No final do meu estágio, fiquei muito feliz e orgulhosa por faltar só alguns passos para concretizar o meu sonho de ser Auxiliar de Geriatria, e saber que aquele caminho difícil pelo qual passei me fez mais persistente para concluir. Acho que esta experiencia ajudou a melhorar o meu raciocínio e estabilizar o meu interior. Obrigada, pela atenção e até breve!

A Master D mudou a minha perspetiva de ver o mundo, pois fiquei mais sabia e capaz de reagir de uma maneira mais calma e serena. No decorrer do estágio, sentia-me cansada mas com vontade de conhecer e aprender coisas novas. Neste momento, sinto-me muito contente e cheia de energia para começar o meu trabalho de uma forma positiva e esclarecedora.

 

Que mais podemos desejar? Muitos sucessos e muitas conquistas. Se estas formandas não são inspiradoras mais ninguém é! Parabéns a todas!