Opiniões de Formandos do Centro Formativo do Porto

A importância de garantir um futuro profissional com uma formação

Cada um escolheu a sua área de formação. Diferentes áreas, é certo, mas em comum têm a ambição de conseguirem novas oportunidades de emprego e melhorarem as suas vidas. A Soraia Almeida optou pelo curso de Auxiliar de Veterinária com Especialização em Tosquia e Grooming, a Cláudia Ferreira escolheu a formação em Assistente Administrativo-Financeiro. Mas, para a Maria Pinto, o curso de Manutenção e Reparação de Desktops e Portáteis foi aquele que a motivou e causou curiosidade em saber mais. Já o Marco Pinheiro, focou-se no curso de Auxiliar de Clínica Dentária e ponto alto que destaca é mesmo o estágio onde conseguiu pôr em prática tudo o que aprendeu durante o tempo que esteve na Master D Porto.

Mas quem melhor para falar da sua experiência do que os próprios? Recolhemos alguns testemunhos de formandos que escolheram a Master D Porto como o seu Centro Formativo de eleição.

Os conteúdos da formação eram os que esperava?

Soraia Almeida: Surpreende, surpreende cada um que entra aqui. Seja qual for o objetivo de cada pessoa, surpreende.

Porque optou por fazer uma formação? Porque escolheu este curso?

Cláudia Ferreira: Eu estava num ponto que eu decidi “eu preciso de mudar de área”. Eu já fazia várias formações, eu gosto bastante de aprender. E estava mesmo à procura de algo em concreto.

Marco Pinheiro: Sentia aquele stress normal de uma pessoa que anda a procura de formação ou de um lugar para poder trabalhar e quando descobri a Master D, via online, fiquei entusiasmado pela oferta de cursos e decidi tentar.

Maria Pinto:  A razão porque eu fiz o curso foi mesmo de curiosidade. Ou seja, eu que não percebia nada de computadores, há muito tempo queria perceber como funcionavam os computadores. Então achei que esse curso era o ideal.

O que destaca durante o período formativo e o que mudou depois de terminar o curso?

Soraia Almeida: Neste caso, quando vim para aqui foi, sem dúvida, o maior ponto positivo que eu encontrei. O programa da Master D procura mesmo incentivar a refletir e a perceber cada assunto na área.

Marco Pinheiro: Em termos de ponto alto, acho que foi mesmo o estágio. Foi mesmo o ponto alto, foi mesmo aquela fase fulcral que eu considero do curso.

Cláudia Ferreira: Por exemplo, comecei em setembro e já estou a fazer o projeto final, que era o meu objetivo. Era acabar em mais ou menos meio ano. Por isso essa vertente é muito importante. Andarmos ao nosso ritmo.

Maria Pinto: Tenho esta base extraordinária que é a informática e daqui para frente já estou muito mais a vontade para progredir quando quiser.

Marco Pinheiro: Sinto-me mais entusiasmado, alegre e satisfeito comigo mesmo. Pronto para uma nova etapa, pronto para dar o próximo passo.

Cláudia Ferreira: Comecei o curso com o foco no objetivo final, e passinho a passinho, sempre a pensar no meu objetivo. Foi um gosto... trabalhar com a escola e obter este conhecimento.

Maria Pinto: Tanto o Paulo quanto a Elisabete, que foram os meus dois preparadores. Também me deram sempre todo o apoio, de maneira que … a princípio até entrei em pânico, achei que não ia conseguir fazer o curso, mas depois aquilo foi andando, andando, andando e fiz o curso. Até com muito boas notas, até fiquei admirada.

Marco Pinheiro: Toda a equipa, melhor dizendo, é excelente, que nos apoia em tudo aquilo que é necessário. Tem cursos que valem a pena, que são interessantes e que dão resultado para entrar no mercado de trabalho.

Soraia Almeida: Estou muito agradecida a eles porque fez toda a diferença, tanto na vida profissional como na vida pessoal.

Uma boa preparação para o mercado de trabalho é fundamental para aumentar as hipóteses de empregabilidade. Por isso, este um dos principais focos da Master D. Os mais de 600 formandos que entraram no mercado de trabalho no ano de 2019 são aprova de que vale mesmo a pena investir numa formação. Parabéns a todos!

Veja agora o vídeo dos quatro formandos que hoje relembramos e inspire-se com eles!