Rosa Fernandes já está a estagiar como Assistente Dentária »
Imagen Noticia

 

“As formadoras e as preparadoras são fantásticas. Senti-me muito bem.”

 

curso de Assistente Dentária não foi a escolha inicial de Rosa Fernandes. A área administrativa parecia que tinha mais a ver consigo mas, após a entrevista de aptidão profissional que teve no Centro Formativo da Master D Lisboa, percebeu que esse não era o caminho. Curso terminado, a Rosa já está a estagiar numa clínica dentária e sente que fez a escolha certa. Leia a entrevista que nos concedeu na Master D Lisboa onde fala sobre o seu percurso formativo, sobre o seu estágio e das suas ambições para o futuro. 

 

Quais eram as suas perspetivas profissionais antes de vir para a Master D?

 

Antes de vir para a Master D eu estava um pouco, como hei-de dizer, um bocadinho perdida. Eu acho que me faltava algo. Eu sempre fui uma pessoa muito aventureira, sempre gostei de experimentar várias coisas. Eu fiz os meus estudos à  noite, fiz pequenos cursos e sentia-me que faltava sempre algo e quando entrei aqui para a Master D estava a pensar em algo virado para a administração estava a pensar assistente técnica.

 

Porque escolheu o curso de Assistente Dentária?

 

Falei com o Afonso (Técnico de Estudos) e ele disse-me, técnica não é para ti porque és uma pessoa com muita vida e vais-te aborrecer. Então arranjou-me uns cursos, neste caso fiquei com o de Auxiliar de Dentária, porque achei que realmente era a minha cara. Eu estava a precisar de algo que me preenchesse é a palavra correta. Faltava algo que me preenchesse.

 

Sentiu-se acompanhada pela equipa docente mesmo fazendo o curso online?

 

No início da pandemia, eu já estava cá na Master D, foi em Março. Eu no início ainda tive sessões presenciais: fiz workshops, assisti a webinars em casa através do campus, mas no início foi bom, eu gostei da interação, acho que as formadoras, as preparadoras são fantásticas. Senti-me muito bem. Depois passei a ter tudo através do campus, através de casa e foi muito bom, fui sempre muito ajudada, nunca me abandonaram, sempre me ajudaram e pronto foi muito bom, não senti diferença.

 

Como está a correr o Estágio na OralMED do Barreiro?

 

Eu achei fantástico porque a Patrícia Rodrigues (SIL - Serviço de Inserção Laboral da Master D) arranjou-me logo estágio assim muito rapidamente. Quase que nem tive tempo para respirar, ela foi fantástica, foi incansável. E no início estava assim um bocado receosa, era uma coisa nova, novas mudanças, claro, mas eu gosto de desafios. E comecei, foi muito bom, eu adorei e acho que mesmo a clínica recebeu-me muito bem e estou a adorar. Estou no início mas eu estou a adorar.

 

Quais são as suas ambições para o futuro?

 

Eu costumo dizer que o céu é o limite, eu como estou sempre a fazer coisas novas, eu vejo-me a continuar à  procura de algo mas eu quero muito trabalhar nesta área porque empenhei-me muito em conseguir terminar este curso com uma nota boa e dou o meu melhor. Estou a dar o meu melhor na parte do estágio, estou a dar tudo de mim e espero que consiga uma colocação, adorava trabalhar nesta área, espero bem que consiga, agora é só mandar currículos e a ver o que acontece.

 

Como descobriu a Master D? Aconselha a Master D a quem quer fazer formação?

 

Eu realmente não conhecia a Master D, caí aqui de para-quedas, pesquisei e caí aqui de para-quedas. Aconselho realmente porque vocês estão sempre prontos para ajudar, eu tive muita sorte que tive a Carla Lorigo que adorei, adorei a Mariana Santos, a Patrícia Rodrigues, tive também a Elisabete Santos que esteve sempre lá, que são da parte da Inserção Laboral, sempre a mandar-me mensagens sobre clínicas que estavam à  procura. Eu acho que vocês são incansáveis por isso eu aconselho vivamente realmente.

 

Veja agora o vídeo que Rosa Fernandes ​gravou na Master D Lisboa

 

Sobre o Curso de Assistente Dentária da Master D

 

Os Assistentes Dentários são fundamentais para o bom funcionamento de uma clínica dentária, não só para acompanhamento do médico dentista, como também para a manutenção do espaço clínico. Uma formação adequada é crucial para ser Assistente Dentário devido à necessidade de conhecer o material médico a utilizar em cada procedimento, bem como o seu manuseamento. E as funções deste profissional são variadas, tais como:

  • Prestar assistência ao Médico Dentista
  • Acompanhamento ao paciente antes, após e durante o procedimento
  • Marcação de consultas
  • Limpeza e desinfeção dos materiais
  • entre outras.

Aposte em si e na sua formação e potencie os seus conhecimentos na sua profissão. Quer mudar de área? Muitos formandos procuram-nos para seguirem um novo rumo profissional. Caso não tenha ainda uma decisão tomada, a Master D pode ajudá-lo na entrevista de aptidão profissional a perceber qual a melhor área para si.