Cursos de Cuidados Infantis e Geriátricos »
29/12/2021

Ser Auxiliar de Educação Infantil: Rosa Vieira conta como foi importante a formação

Imagen Noticia

 

Auxiliar de Educação Infantil: Curso Online

 

Apaixonada por crianças, Rosa Vieira foi sempre uma formanda muito assídua do centro formativo Master D Lisboa. Apesar de a formação estar disponível na modalidade e-learning (a distância), Rosa preferiu fazer o curso em b-learning (semipresencial) porque o contacto com a equipa docente e com os colegas do curso era algo que lhe fazia muito bem.

Quando a pandemia chegou, e teve também de ajudar uma amiga, Rosa viu-se em casa e pensou que seria muito difícil terminar o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting que estava a fazer.

No entanto, o apoio da equipa da Master D foi muito importante para o seu avanço no estudo: “vocês têm um tal empenho, uma tal energia que consegue passar para o lado de lá mesmo através de um webinar.”

Conheça agora a opinião completa da formanda Rosa Vieira.

 

Como se sentia antes de iniciar a sua formação na Master D?

Nós temos duas hipóteses: ver uma pedra no caminho e parar, se ela for muito grande e paramos a caminhada. Ou então temos a hipótese de arranjar maneira de subir pela pedra, contornar a pedra, empurrá-la.

O início foi brilhante. Foi algo que foi assim sobre rodas. Eu vinha toda entusiasmada, gostei muito da maneira como fui recebida. Gostei muito depois do campus, de toda a apresentação.

Eu adorei, fiquei digamos embevecida e tanto que ainda consegui fazer o primeiro módulo com uma nota excelente em pouquíssimo tempo, até fiz aqui o exame.

 

Como foi a sua experiência nas Master D? Quais as dificuldades que encontrou e como as conseguiu superar?

A minha amiga adoeceu e eu tive que tomar uma decisão difícil: ou continuava o curso ou ia ajudá-la. Difícil, mas não demorou muito tempo a tomar. Fui ajudá-la e foram muitos meses, meses complicadíssimos.

Durante uns meses não conseguia pegar nos livros, não me conseguia concentrar. Tive que perceber que tinha que parar, para recuperar forças para mim, para depois começar de novo.

O que me custou mais foi estar em pandemia e não estar aqui. Porque quando eu saí daqui para ir tratar da minha amiga ainda estava aqui (no centro formativo). Aqui no campus, aqui à vossa beira, à beira dos colegas, com tudo.

De repente eu vi-me em casa sozinha e vocês têm um tal empenho, uma tal energia que consegue passar para o lado de lá mesmo através de um webinar, através de um email.

 

Os conteúdos do curso de Auxiliar de Educação Infantil foram ajustados? O acompanhamento por parte da equipa foi adequado?

A formação da maneira em que está feita, apesar da sua complexidade, porque como eu disse ao princípio tem que ser, exige se vai se tomar conta de uma criança tem que se ir munido.

A maneira como o campus está estruturado, a maneira com que vocês lidam connosco, todos vocês, pessoal docente, são espetaculares, carinhosos, empenhados, compreensivos.

A formação Master D poliu as arestas deste diamante que eu tinha dentro de mim e agora essa minha vocação brilha com outra intensidade. A Master D poliu esse diamante em bruto e transformou num diamante com grande valor.

 

Quer deixar algum conselho a quem está agora a começar um curso ou para quem ainda não se decidiu?

Quero desejar boa sorte a todas as pessoas que vêm tirar um curso. Quando lhes dão esta chave (pen com os conteúdos da formação), é realmente uma chave que nos vai abrir muitos caminhos. É um símbolo.

Nunca a percam, guardem, mesmo depois de acabaram o curso guardem-na sempre. Porque esta chave vai abrir-nos conhecimentos que nós não sabíamos que tínhamos, vontades que não sabíamos que tínhamos, ferramentas que não sabíamos que tínhamos e forças que não sabíamos que tínhamos.

E esta chave é a chave do cofre do segredo de acabar a formação na Master D.

Esta chave abre muita coisa, é preciso saber pegar nela e saber olhar pra ela. Esta chave não tem só informação, tem muito mais coisas se nós soubermos olhar pra ela com os olhos do coração!

--

Muitos parabéns, Rosa. Ficamos muito gratos pela confiança que depositou na Master D. Desejamos muito sucesso!