Ser Pasteleiro: A determinação fará do André Santo o pioneiro em Portugal »
Imagen Noticia

 

“Serei o primeiro pasteleiro em Portugal com a minha condição.”

 

André Santo desde muito cedo que descobriu a sua vocação, mas não encontrava o local certo para se especializar e ser Pasteleiro devido à sua condição. Cinco anos foi o tempo que demorou, mas agora está a recuperar todo o tempo investido e está a frequentar o curso de Pastelaria. Apesar de alguns desafios, o facto de ter paralisia cerebral não é impedimento para começar a sua vida profissional na área que é a que o faz tão feliz.

A Master D Lisboa foi o centro formativo pelo qual optou devido à proximidade da sua residência, mas durante o período de confinamento as deslocações ao centro foram adiadas. No entanto, para si o facto de ter de se manter em casa, não foi problemático. Para o André a possibilidade de poder ajustar os seus horários da forma que lhe é mais conveniente é uma mais valia.

Trabalhar em Pastelaria, o testemunho de André Santo 

 

Porque escolheu o curso de Pastelaria na Master D?

 

Eu escolhi o curso de Pastelaria porque gosto de pastelaria desde pequeno. Sou uma pessoa muito gulosa e sempre quis tirar o curso, mas até agora não tinha tido oportunidade. Demorei cinco anos para conseguir que se abrisse uma janela para ter oportunidade de encontrar pessoas humanas e que me permitissem tirar o curso.

 

Nesta altura de pandemia, a Master D foi importante porque permitiu continuar a fazer o curso e a progredir nos conteúdos. Pude continuar a ver webinares, tive a oportunidade de assistir ao Pastry Minds (Congresso de Pastelaria Online), a todo o evento. E acho que, de facto, faz muita falta mais eventos do género em Portugal.

 

 

Quais eram as suas expectativas antes de começar o curso de Pastelaria?

 

Eu confesso que no início não tinha muitas expectativas em relação a ser um curso de Pastelaria online, mas com o passar do tempo, percebi que o curso até é perfeitamente possível e é uma mais valia tendo em conta que vai haver uma grande mudança no ensino durante o tempo pós-pandemia. E acho que é uma mais valia ter um curso tirado à distância, tendo em conta que o ensino vai passar a ser de forma diferente do que estávamos habituados.

 

Está a gostar do curso? O que destaca da metodologia da Master D?

 

O curso até agora tem corrido bem, estou a gostar de todos os desafios que me foram propostos. E acho que, de facto, fazia falta um curso assim em Portugal porque eu posso fazer as coisas quando eu quero, ao meu ritmo.

Não tenho que estar preocupado se tenho um curso das 9h às 18h e depois não posso fazer mais nada. E acaba por ser muito bom, tanto para mim porque gosto de fazer as coisas ao meu ritmo, sem muita pressão. E quero fazer aquilo que me faz feliz. E tentar desbravar caminho nesta área, dado que sou a primeira pessoa com paralisia cerebral em Portugal, a querer fazer Pastelaria.

 

 

Como descreve o curso de Pastelaria?

 

Eu descrevo o curso de Pastelaria da Master D como irreverente. Veio complementar uma lacuna existente no mercado. Não existia até 2019 um curso de Pastelaria online em português e com muitos conteúdos. Podemos absorver muita coisa. Temos sempre os exercícios que nos são propostos, mas ficamos com uma panóplia de ferramentas para podermos ir mais além disso. E acho que acaba por ser um curso bem completo. Superou as minhas expectativas.

 

Acho que tenho que agradecer à Master D por me ter dado a oportunidade e tenho que agradecer especialmente à tutora Andreia Moutinho por ser uma pessoa humana e ter a capacidade de ver mais além. Ver mais além das minhas condicionantes de saúde, e ver que apesar disto tudo, eu tenho capacidade para fazer as coisas. E assim serei o primeiro pasteleiro em Portugal com a minha condição.

 

Parabéns pela perseverança, empenho e a Master D é que agradece pelo privilégio de o ter como formando. Mudar a vida de quem nos procura é uma das nossas metas e é para isso que trabalhamos diariamente e damos o nosso melhor.

 

Veja agora o vídeo que André Santo ​gravou na Master D Lisboa

 

Sobre o Curso de Pastelaria da Master D

 

O Curso de Pastelaria da Master D é direcionado a profissionais que procuram reciclar conhecimentos e técnicas na área de pastelaria, como também para quem não tem qualquer experiência. Composta por sessões práticas obrigatórias, com esta formação poderá trabalhar como ajudante de pasteleiro, pasteleiro de 3.ª ou até ser empreendedor e criar o seu próprio negócio.

 

As temáticas gerais da formação farão com que conquiste todas as competências para trabalhar nesta área:

  • Conhecer e identificar os equipamentos, utensílios e matérias primas
  • Aplicar técnicas de preparação de caldas e cremes
  • Desenvolver massas na pastelaria
  • Confecionar gelados
  • Preparar pastelaria salgada
  • Confecionar pastelaria tradicional e de restaurante e pastelaria fina e moderna
  • Adquirir noções e funcionamento da Pastelaria Oportunidade de negócio

 

Numa área em que uma formação adequada é fundamental, após terminar a formação, a Master D poderá ajudá-lo ainda na procura de estágio ou de emprego para que possa colocar em prática tudo o que foi aprendido durante o período formativo. Fale com a Master D e aumente as suas hipóteses de empregabilidade.